Karate

 

 Karate em Geral

 

“Karate" é uma palavra Japonesa que combina duas palavras, "Kara" que quer dizer vazio, e "Te" que quer dizer mão, e é assim que descreve um estilo de combate desarmado. Nem sempre a palavra "Karate" se referiu "às mãos vazias" esta frase moderna nasceu durante uma reunião dos Mestres de Okinawa e que foi organizado por um jornal de Okinawa e onde se discutiu a utilização do carácter T'ang dentro da palavra Karate. Foi nesta reunião que o ícone para Kara foi substituído por razões políticas, a fim de retirar a sua conexão chinesa. Assim, o carácter T'ang (Kara) foi substituindo por "Vazio" (Kara). É geralmente aceite que as origens do Karate se encontram na Índia, por volta de 525 AC.As quais se devem a um sacerdote Budista chamado Daruma Taishi, também conhecido por Bohdidharma o terceiro filho de um rei, e que se julga ter sido o fundador da seita Zen. Daruma estudou as técnicas de ataque de animais e insectos e das forças da natureza e combinando estas com uma técnica especial de respiração, ele criou a base para um sistema lendário de combate sem armas e concentração mental. Criou o templo de Shao Lin, na província de Honan, na China. Enquanto beneficiou do isolamento no templo, ensinou a outros monges o seu estilo particular de combate desarmado. Ele juntou exercícios de yoga e técnicas de respiração por forma a melhorar a saúde dos monges. A arte marcial Indiana que ele lá ensinou foi chamada de "Dezoito Arharts" . Esta mais tarde foi desenvolvida para a famosa Shaolin Ch'uan Fa. Desta forma, a relação entre o Karate e o Yoga é tão antiga como a história do próprio Karate.
O sistema de autodefesa que se desenvolveu dentro do templo, espalhou-se gradualmente pela Ásia e chegou a Okinawa, Coreia e Mongólia. Por volta de 1130 CD, aspectos deste sistema tinham já sido incorporados nas disciplinas militares no Japão geograficamente e culturalmente isolado de então.
Historicamente as artes marciais asiáticas foram ensinadas e aperfeiçoadas em segredo, porque a sua prática era sistematicamente proibida em certas regiões. Consequentemente, vários estilos familiares e regionais desenvolveram-se, um deles sendo o estilo Kempo da região de Okinawa. Já em 1901 o Kempo estava a ser ensinado abertamente em Okinawa, apelidado de Okinawa-Te, e em 1916 foi demonstrado em público no Japão pelo mestre Gichin Funakoshi. Desde então, sob o nome de Karate-Do, as aplicações práticas deste sistema foram ainda mais aperfeiçoadas e combinadas com a filosofia baseada no Zen das disciplinas Japoneses. A popularidade do Karate-Do, tanto como arte marcial , e como desporto espalhou-se rapidamente pelo Japão e além das suas fronteiras, contribundo para a criação de várias escolas e sistemas tal como existem hoje.   

 

Karate