O que é o Kyokushin

O que é Karate kyokushin

 Para se  compreender o Kyokushin temos primeiro de rever o nosso conceito sobre o que é Karaté.

Para muitas pessoas o Karaté é assustador e destrutivo. Os filmes contribuíram para popularizar o Karaté dessa maneira errada. Há muitas pessoas que pensam que o Karaté é somente uma forma de combate, ou até, talvez um tipo de dança. Isto demonstra inegavelmente a falta de uma visão do que é o Karaté verdadeiramente. Karaté é uma Arte Marcial e também para muitos é uma forma de estar na vida, partilhando objectivos comuns como o Judo, Kendo, Aikido, a Cerimónia do Chá, em cultivar o treino físico, técnico e espiritual. Também podemos afirmar que o Karaté, como arte marcial original, através da disciplina, treino físico e espiritual, torna o impossível em possível, mesmo para o homem desarmado ajuda-o a alcançar os objectivos na vida. O treino físico é de tal forma severo que naturalmente também implica um treino psicológico exigente. O Karaté é um método para reunir o corpo e o espírito, tornando a vida humana ao mesmo tempo mais ampla e mais profunda. O símbolo, que é reconhecido internacionalmente, do Kyokushin é o Kanku ,e tem a sua origem na forma avançada da kata "kankuDai". Nesta kata, as mãos são levantados para o céu enquanto os dedos se tocam. O logo utiliza os pontos para interpretar os dedos, significando os topos da montanha, as secções largas interpretam os pulsos como o vale entre as montanhas, que no seu conjunto simbolizam a luta contínua do treino com os seus altos e baixos. O círculo central representa a infinidade e a circunferência do logo, mantendo-o intacto, representa continuidade e movimento circular. E a utilização destes movimentos circulares que diferenciam o kyokushin karate dos outros estilos de karate, que dependem de movimentos simples e lineares. A característica fundamental do kyokushin requer dos seus treinos rigorosos e contacto real nos treinos de combate (kumite ). Kyokushin “karate-ka “ (praticantes de kyokushin karate ) acreditam que este contacto directo é necessário para poder apreciar totalmente a resistência e limites do seu corpo e se preparar para qualquer confrontação séria.

O estilo é somente tão forte quanto os estudantes que o representam.

A palavra “Osu “ e a frase “ Osu no Seishin “( perseverança sob pressão ) resumem claramente a essência do Dojo-Kun ( juramento de escola ) escrito pelo Mestre Mas Oyama e Eji Yoshikawa, o escritor do livro Musashi, livro famoso da história de Japão, Miyamoto Musashi. No Japão, Mas Oyama foi muitas vezes tratado pelo Musashi do século vinte e foi deste livro de Yoshikawa que Mas Oyama tirou muito da sua inspiração para o seu treino, nos retiros nas montanhas. O mestre Masutatsu Oyama fundador do kyokushin karatre, foi reconhecido na sua juventude como sendo o ser vivo praticante de karate mais forte, e mesmo com os seus 60 anos tinha fama de ser virtualmente imbativel. Com os anos um mestre de karate compensa a perda de força juvenil com um timing e uma percepção perfeita. Os seus movimentos tornam - se de tal forma instintivos e com um timing tão perfeito que muitas vezes parecem ser em câmara lenta . O karate-ka aprende a partilhar com os outros em vez de ser avarento e egoísta; desenvolve o sentido de irmandade cooperativo; ele não engana, ele é justo e atento e, tem consciência que para que as pessoas no interior mas também no exterior do dojo, tenham confiança nele e o respeitem; tem de ser justo, simpático e maduro. Aprende que um segredo vital é Ter a capacidade de rir de si próprio. Uma característica de um karate-ka maduro, é o seu bom sentido de humor:

Sê sério em tudo, mas não leves nada demasiado sério.

A espada Japonesa é uma excelente comparação com o karate-ka kyokushin. Não é somente uma arma perigosa, uma arma desenhada para matar eficazmente, mas também é uma bela obra de arte. E assim deveria ser o karate-ka. Uma pessoa tem a escolha de utilizar a arte para se desenvolver numa peça de beleza ou numa arma totalmente destrutiva e insencivel. Torna-se numa pessoa civilizada e atenta. A arte ensina como se viver e como morrer; como dar vida ou como tirá-la. O coração deveria mostrar a beleza artística da espada. A vida é uma luta constante; vive-se com a pureza e com a intensidade de uma espada Bizin, deliberadamente e com o espírito infalível do seu corte. Os cinturões coloridos do kyokushin são símbolos não só do que se pode esperar do treino mas também, da recompensa para os esforços. Ambos, preto e branco, raramente, se alguma vez aparecem na sua forma mais pura na natureza e desta forma ambos os fenómenos são frequentemente considerados como não cores. O branco reflecte todas as ondas de luz, mas não absorve nenhuma, porque já contém a luz do espectro de cores. Assim o cinturão branco simboliza o potência do novo estudante de alcançar os outros graus. Junto com o cinturão preto, o cinturão branco é o mais importante de todos na vida de um karate-ka. Com dedicação, a sua vida pode ser alterada para sempre e até onde pode ir, depende de si e tão somente de si. Trabalhando através dos anos e dos exercícios o último cinturão é o cinturão preto. Preto é a cor sem cor, a cor que absorve todas as outras cores. Quando uma superfície preta está exposta á luz forte do dia, acabará por absorver completamente as ondas de luz e, em pouco tempo, se tornará demasiado quente para se tocar. A isto se torna o mote do novo cinturão preto:

Demasiado quente para se tocar !

Preto é a cor da força. Utilizando a comparação do pintor e as suas cores, é uma cor demasiado pigmentada não sendo facilmente coberta por outra cor, o cinturão preto é o mais forte de todos os karate-ka. No entanto, a chegada a shodan (cinturão negro) é um novo início, não é o fim de uma viagem, pois não há lugar para manter orgulho e egoísmo. Que tolice pensar que já temos tudo. O yudansha deve continuar a treinar, mesmo nos anos mais avançados da sua vida, tal como o cinturão branco, que gradualmente se tornou preto. O seu cinturão preto desbota-se pouco a pouco desfiando - se nas extremidades e volta a ser branco. Assim o circulo fica inevitavelmente completo; de novo o mestre torna-se estudante

 

O que é o Kyokushin